O zabaglione ou zabaione é um doce aerado de origem italiana que é feito com ovos batidos, açúcar e vinho Marsala. Parece ser conhecido na Itália há muitos séculos. Diz-se que a arte de prepará-lo era conhecida dos cozinheiros que acompanharam a Catarina de Médicis quando ela foi para França, para casar com Henrique de Orléans, futuro rei desse país. Catarina tinha então apenas 14 anos no ano de 1533. Com os seus cozinheiros, os franceses aprenderam não só a receita do sabayon, como lhe chamaram na França, mas muitas outras especialidades italianas.
Este zabaione leve e com sabor cítrico difere da sobremesa tradicional de duas formas. A primeira é que, em lugar do vinho Marsala uso o Moscato d'Asti, um maravilhoso vinho italiano, perfeito para acompanhar sobremesas. A segunda diferença é que deve ser servido congelado, o que o torna muito refrescante. Sugiro que seja harmonizado com o vinho que sobrou na garrafa.
Ingredientes
4 gemas
100 g de açúcar
120 ml de suco de abacaxi natural, sem açúcar
4 colheres de sopa de vinho Moscato d'Asti
240 g de creme de leite fresco
Manga, carambola e abacaxi ( opcional )
Modo de Preparo
1. Numa tigela grande de inox, misturar as gemas, o açúcar, suco de abacaxi e o vinho. Bater com um fouet (batedor manual) até misturar bem.
2. Colocar a tigela sobre uma panela com água fervente até 1/3 da sua altura ( a base da tigela não deve tocar na água ). Bater sem parar por cerca de 10 minutos ou até o creme engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher.
3. Passar o zabaione para a tigela de uma batedeira e bater em baixa velocidade até esfriar.
4. Levar à geladeira por no mínimo 1h até o creme gelar completamente.
5. Antes de servir, bater o creme de leite, numa tigela colocada sobre gelo, até formar picos. Misturar delicadamente ao zabaione gelado.
6. Colocar algumas colheradas em taças forradas com fatias de frutas (manga, carambola e abacaxi).
7. Se preferir pode ser servido sem as frutas.
rendimento: 6 porções